"
Saltar ligações
Pegada de Carbono

Pegada de Carbono

Semana da mobilidade 2022

Sabe qual é a sua Pegada de Carbono?

Com o agravamento das alterações climáticas, que se tem verificado nos últimos anos, devido ao aumento das emissões de gases com efeitos de estufa, é cada vez mais importante as empresas conhecerem o impacto que as suas atividades têm no ambiente.

É neste seguimento que surge a necessidade de as empresas calcularem a sua pegada de carbono, para que possam não só quantificar os seus respetivos contributos para as alterações climáticas através das emissões de gases com efeito de estufa, mas também agirem positivamente na minimização do seu impacto!

Mas afinal o que é isto da Pegada de Carbono?

A Pegada de Carbono representa o volume total de gases com efeito de estufa (GEE) gerados pelas atividades económicas e quotidianas do ser humano, expresso em toneladas de CO2 equivalentes (t CO2eq).

O conhecimento da pegada de carbono permite às empresas agir e implementar as medidas necessárias para reduzir ao máximo o seu impacte no planeta, reduzir a sua pegada ecológica e melhorar a qualidade de vida.

Qual o compromisso do Wellow Group?

Com a consciência do impacto da sua atividade no ambiente, o Grupo Wellow™, ao longo dos últimos anos, tem vindo consolidar o seu compromisso com a proteção do ambiente e a defender um modelo de crescimento sustentável.

O Grupo Wellow™ é responsável – de forma direta e indireta – pela emissão de diversos gases com efeito de estufa, o mais importante dos quais é o C02, que resultam sobretudo do consumo de energia nas instalações e da utilização da sua frota interna. Em 2021, a pegada de carbono da frota interna do Grupo Wellow™ foi de 1402,2 tonCO2eq, o equivalente a 4000 voltas de carro a Portugal. Registou-se também uma redução de 18% do consumo médio de combustível face ao ano anterior, devido à inativação do BUS Services, manutenção do teletrabalho e aquisição de 50 viaturas elétricas.

Dando continuidade ao compromisso de diminuir a sua pegada de carbono, o Grupo Wellow™ definiu como objetivos para 2022:

  • Eletrificação de pelo menos 20% de frota interna
  • Alargamento da Certificação ISO 14001:2015 a todas as marcas de Recursos Humanos e Outsourcings
  • Instalação de painéis fotovoltaicos nos polos logísticos do Grupo e nos Serviços Centrais
  • Estratégia paperless em todos os escritórios e polos logísticos
  • Política de gestão de fornecedores ambientalmente mais consciente

Felizmente, a atual tendência social e empresarial tem vindo a aumentar a sua consciência e compromisso com o ambiente, realizando ações cada vez mais sustentáveis e benéficas para o planeta.

E por aí, está pronto para enfrentar o desafio de reduzir a sua pegada de carbono e a da sua empresa?

Por João Farinha | Chief Executive Officer Wellow™ Rent & Drive