"
Saltar ligações
Wellow Blog Facility Management b

Facility Management: o que é e a sua importância?

Facility Management (FM) ou Gestão de Instalações é uma parte essencial de qualquer propriedade comercial, que mantém o normal funcionamento do imóvel. Mas será só isso? 

A nível global, o setor do Facility Management tem assistido a um crescimento significativo e hoje é um mercado avaliado em 1,101 mil milhões de euros, com um crescimento expectável de cerca de 6% até 2027. Este crescimento pode ser explicado pelo franco desenvolvimento de países do Médio Oriente e pela conseguinte necessidade de incorporar serviços de Facility Management na sua estrutura, assim como pelo aumento de necessidade de serviços de soft FM (limpeza e higienização) nos setores comerciais, hospitalares e governamentais originados pelo COVID-19 .

Se o intuito principal da criação de FM na década de 70, era a criação de sinergias para o apoio à atividade principal, resumindo o Facility Management à manutenção das instalações e redução de custos (Hard FM), atualmente este conceito é muito mais abrangente, tendo uma abordagem mais holística que passa pela criação de espaços que se ajustem às mudanças socioeconómicas e pela promoção do bem-estar dos funcionários, valorizando a experiência humana e maximizando a produtividade e eficiência das instalações .

No contexto híbrido de teletrabalho atual, muito incentivado pelo Wellow™ Group, a gestão das instalações ganha relevância devido ao facto de a procura de espaços e equipamentos ter passado a ser volátil e os imóveis precisarem de estar adaptados a operar, independentemente da sua taxa de ocupação.

Por norma, se o serviço de Facility Management não é contratado a uma empresa especializada e integra na sua estrutura um departamento dedicado à gestão dos edifícios, este departamento é determinado pela dimensão da empresa. No caso do Wellow™ Group, o serviço é efetuado internamente , sendo as várias responsabilidades associadas, tais como a Gestão Energética, de Espaços, de Riscos, de Edifícios, de Segurança, entre outras, geridas pela marca Rent & Properties, pertencente ao grupo.

A vantagem de ter um departamento próprio dedicado à Gestão das Instalações, permite uma rápida resposta às várias solicitações dos 40 imóveis pertencentes ao grupo, localizados em Portugal Continental e Ilhas, uma gestão mais eficiente e personalizada, assim como desenvolver um plano de sustentabilidade consciente, de modo a obter valorização social e reduzir o impacto geral no meio ambiente.

À exceção dos edifícios de construção recente, o parque edificado português não está equipado para uma gestão energética eficiente e é grande consumir de energia. Para os edifícios de escritórios, por exemplo, mais de 60 % da energia é consumida na área do AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). No Wellow™ Group monitorizamos estes e outros consumos e temos em curso medidas de melhoria de eficiência energética nos nossos imóveis menos eficientes, como a substituição de lâmpadas por LED, utilização de produtos de limpeza amigos do ambiente, realização de manutenções preventivas frequentes, foco no consumo de energias renováveis, investimento na mobilidade elétrica, entre outras ações.

O desenvolvimento de instalações mais ecológicas, para além de minimizar a pegada de carbono, potencia a receita. Recentemente, um relatório da Nielsen concluiu que 73% dos consumidores millennials (nascidos entre 1981 e 1996), estão dispostos a gastar mais em produtos e serviços se forem de marcas sustentáveis.

Claramente, a sustentabilidade é um fator determinante na forma como as novas gerações tomam decisões e o Facility Management nos dias de hoje tem como objetivo primordial a gestão sustentada e equilibrada das instalações, assegurando um funcionamento adequado, boas condições de segurança e sobretudo a satisfação dos utilizadores.

No Wellow™ Group estamos plenamente conscientes e otimistas que o futuro é verde!

Por João Farinha | CEO Wellow™ Rent & Properties