"
Saltar ligações
Wellow Artigo CulturaOrganizacional RitaDuarte 1

O papel da Cultura Organizacional no sucesso das empresas

A cultura organizacional refere-se aos valores, crenças, costumes, comportamentos e práticas partilhadas que moldam a forma como as pessoas trabalham em conjunto dentro de uma organização. É a sua personalidade, força motriz que impacta significativamente a forma como os colaboradores percebem o seu ambiente de trabalho, os seus níveis de motivação e, em última análise, o seu desempenho.

No entanto, pensar cultura é a maior ironia organizacional de sempre – qualquer organização tem o poder de decidir como construi-la, mas qualquer organização que negligencie este tema não deixará de ter uma cultura por isso.

Nas palavras imortais de Peter Drucker “Culture eats strategy at breakfast, operational excellence at lunch and everything else at dinner”. Isto significa que para o sucesso de qualquer organização, não basta uma governance bem estruturada, o envolvimento de todas as partes interessadas, nem mesmo o melhor produto/serviço, se não existir uma base de trabalho comum.

Liderar pelo exemplo nunca foi tão importante como quando se fala de cultura! Seja o papel formal de liderança ou um/a líder informal que ganhou ascendência sobre o grupo, cabe a estes “faróis” mostrar e reforçar positivamente comportamentos que sejam espelho da cultura pretendida e evitar/punir os que lhe são contrários. Com tempo, esta dicotomia é assumida por todos/as na organização, enraizando-se na forma de trabalhar e ganhando um impacto que extrapola a liderança e a sua presença. Passamos a ser agentes desta cultura, mesmo que estejamos sozinhos/as ou mesmo numa situação em que a alternativa acarrete menos custos ou obstáculos. Esta é verdadeira força da cultura de uma organização – vai para lá de procedimentos ou regras, assume-se como a cola interna de todos os que constituem a equipa e influencia o comportamento de todos/as mesmo sem ninguém a assistir.

Criar e manter uma cultura organizacional positiva requer esforço e compromisso de todos os níveis da organização, em várias dimensões como manter a congruência entre valores, propósito e negócio, saber dar o exemplo, comunicar com regularidade e, por último, celebrar os sucessos e aprender com as falhas.

A cultura organizacional desempenha um papel vital na forma como as pessoas trabalham juntas dentro de uma organização e o seu impacto começa a ser o factor X do sucesso do negócio – afinal, o que faz a diferença entre organizações são as pessoas que as constituem.

Por Rita Duarte | Chief People’s Officer no Wellow™ Group