"
Saltar ligações
Artigo Rui Fiolhais

Um presente brilhante

O Wellow™ Group ascendeu ao Top 3 das empresas mais felizes em Portugal.  Na edição de 2024 do estudo “Happiness Works”, que avalia o nível de felicidade organizacional das empresas, ficámos classificados no terceiro posto das maiores empresas portuguesas reconhecidas pela felicidade dos seus colaboradores.

Para o nosso Grupo esta distinção tem um sabor especial já que ela é atribuída num momento em que completámos 25 anos de atividade. Ao longo da nossa vida formos sempre fiéis aos nossos valores humanistas, focando a atenção nas pessoas e na comunidade envolvente. Talvez por isso hoje sejamos reconhecidos por ter uma cultura de felicidade e um índice de satisfação interno que muito nos orgulha.

 A felicidade faz parte da genética do grupo e está embutida na atitude positiva que guia o nosso projeto empresarial. Mas como a vida nos ensina não basta querermos muito para conseguir ser felizes. São necessárias estratégias, comportamentos e decisões que contribuam, em cada momento, para que as pessoas sintam os seus efeitos. Nunca esqueçamos que a felicidade é um constructo individual e efémero. Como canta Tom Jobim: “Tristeza não tem fim, felicidade sim”.

 Na nossa estratégia de felicidade resolvemos embutir uma série de iniciativas que nos levaram ao topo do ranking das empresas felizes. Investimos na gestão de proximidade, com práticas de acompanhamento e formação das equipas e lideranças em prol das necessidades do negócio. Apostámos na tomada de decisão assente em dados com procedimentos e softwares mais adequados a uma gestão data-driven. Garantimos uma gestão integrada do ciclo completo da experiência profissional desde a marca empregadora até ao offboarding, passando pelo recrutamento assente em competências, onboarding desenhado para facilitar a integração de novos colegas e planos de desenvolvimento orientados para o reconhecimento interno.

Mas fomos mais longe. Lançámos uma política de comunicação interna muito intensa que incrementa os níveis de transparência e alinhamento, contribuído para o reforço do sentimento de pertença e orgulho organizacional. Valorizámos uma política salarial e de recompensas alinhada com o mercado, sensível às tensões inflacionistas, valorizadora do mérito e dotada de fortes preocupações de equidade interna e externa. Promovemos uma cultura baseada num propósito humanista e em valores partilhados, num exercício de autenticidade que nos obriga a uma constante reflexão sobre o que somos, o que dizemos e o seu alinhamento com o que defendemos.

Com os comportamentos certos só poderiam chegar resultados consistentes. Uma tripulação feliz, focada e orgulhosa da sua capacidade. Uma renovada ambição traduzida num crescimento a dois dígitos, que nos está a proporcionar os melhores resultados de sempre. Um posicionamento sustentável, generoso e solidário com a comunidade.

Cumprimos 25 anos subindo ao topo das empresas mais felizes. Só podemos estar como sempre andamos: com um sorriso na cara e o sentimento de dever cumprido. São dias felizes que antecipam um futuro brilhante.

Por Rui Fiolhais | Vice-Presidente Wellow™ Group