"
Saltar ligações
Transformação Digital Hoje

Transformação Digital Hoje

We say hello to digital transformation.

A transformação Digital nas empresas hoje não passa pelo “se” mas sim pelo “quando” vai acontecer! A resposta está diariamente à nossa frente, nos pequenos e grandes desafios que surgem. Olhando para um passado recente, podemos analisar a forma como as empresas tiveram de se adaptar ao confinamento marcado pela Pandemia COVID’19 e o salto tecnológico que deram.

Não me refiro apenas ao teletrabalho, mas sim á forma como as empresas passaram a comunicar com os seus colaboradores, fornecedores e clientes. Hoje estão mais próximos devido a plataformas como zoom, teams ou mesmo o meet. Esta medida permitiu, para além de poupar custos com deslocações e estadias, melhorar a qualidade de vida de todos os que fazem parte do ecossistema das empresas, pois aumenta o “work- life balance”. Dito assim parece fácil e sem dificuldades, mas qualquer processo de mudança implica tomada de decisões e lidar com as incertezas inerentes.

Os maiores desafios para as implementações de processos de transformação digital nas empresas, passa por questões como:

  • Qual a melhor estratégia a adaptar?
  • Como direcionar o investimento?
  • Como devemos escolher os Softwares?
  • Quais as melhores metodologias de trabalho a utilizar? Numa área que está em constante mudança.

Quando abracei este projeto com o Wellow™ Group, não tinha uma total consciência de como iriamos superar este desafio. Tem sido um trabalho diário, com todas as marcas e departamentos a trabalhar em conjunto para identificar os processos manuais a serem automatizados, melhorando assim substancialmente a performance das empresas. Por outro lado, também o investimento em formação e informação, de forma a gradualmente alterar a cultura do Grupo Wellow™, ou seja, a criar o espaço para que não olhem para a mudança como um obstáculo, mas sim como um benefício! Afinal, poder fazer as mesmas coisas de forma diferente pode ser positivo!

Podia continuar a descrever o que tem sido feito nestes últimos 2 anos, mas prefiro desafiar as empresas a investir neste processo de transformação e a partilharem connosco as dificuldades e vitórias.

A Wellow Group  faz parte desta etapa tão relevante para todos!

Por Sónia Marques | Chief Technology Innovation Officer Wellow™ Group