"
Saltar ligações
20230313 ImagemSite

Wellow™ Insights – Migração em Portugal

No dia 28 de março foi promovida a segunda edição do Wellow™ Insights, dedicada do tema da Migração em Portugal.

Na mesa redonda participaram Sónia Pereira – Alta-Comissária para as Migrações (ACM), Teresa Bacelar – Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras e Luís Castanheira Lopes – Administrador do Grupo Pestana. Com moderação de Rui Fiolhais – Vice-Presidente do Grupo Wellow™, esta edição teve o propósito de proporcionar um espaço de debate das questões da migração, do ponto de vista dos atores empresariais e institucionais.

Para Sónia Pereira a migração é importante para países envelhecidos, na medida em que é indutora de vitalidade demográfica. Por norma os estrangeiros são mais jovens, mais ativos e apresentam uma taxa de natalidade superior. Importa por isso assegurar políticas que promovam a atração, integração e valorização de comunidades e pessoas migrantes em Portugal.

Teresa Bacelar traçou um retrato dos fluxos migratórios no concelho de Oeiras, um território que acolhe cidadãos de 119 nacionalidades, representando cerca de 8% da população residente.
Para a autarca “a migração significa diversidade e esta enriquece comunidades e empresas, revitalizando o tecido humano e empresarial”.

No Grupo Pestana o tema é visto com “total naturalidade”. Para Luís Castanheira Lopes a atitude deve ser a de “lidar com a diferença valorizando a igualdade”. O Grupo Pestana está presente em 15 países, de 3 continentes, com múltiplas línguas oficiais. A valorização deste mosaico de culturas é uma força do Grupo Pestana e do seu posicionamento no mundo.

No plano das políticas públicas a Alta-Comissária realçou a importância de garantir soluções que eliminem qualquer forma de discriminação. Neste quadro, é essencial robustecer mecanismos de regularização que assegurem segurança na contratação e promover o acesso à aprendizagem da língua portuguesa. Por outro lado, é determinante o reconhecimento de competências, experiências e qualificações, área em que as empresas podem ter um papel muito importante, através da certificação em contexto de trabalho.

O papel dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) foi destacado por todos os participantes. Recrutar e integrar socialmente os imigrantes, combatendo a imigração ilegal, é um desígnio nacional, que pode agora ser reforçado pelo alargamento da liberdade de circulação no espaço lusófono (CPLP), através do procedimento automático para Autorizações de Residência.

O tema da habitação também esteve em cima da mesa. No caso do Município de Oeiras há dezenas de anos que as políticas públicas estão focadas no objetivo de assegurar habitação condigna a todos os munícipes, nomeadamente através da construção de casas com renda acessível. Os “imigrantes fazem parte da comunidade de Oeiras”, salientou Teresa Bacelar, pelo que para certas comunidades existem mesmo “programas de arrendamento específico”.

A propósito deste tema Luís Castanheira Lopes retratou o apoio prestado aos refugiados ucranianos, acolhidos pelo Grupo Pestana, através de soluções de alojamento, alimentação, educação, certificação profissional e emprego. Algumas destas pessoas foram integradas nos quadros da empresa, desenvolvendo a sua atividade em diversas unidades hoteleiras do grupo.

Na visão de Sónia Pereira, este tema é crítico na perspetiva das empresas como empregadores, mas também “enquanto entidades socialmente ativas e responsáveis”. Como fatores essenciais para robustecer a resposta a estas comunidades a Alta-Comissária sublinhou o acompanhamento de proximidade e as parcerias entre entidades públicas e privadas

Nas suas mensagens finais os participantes reiteram a importância de assumir compromissos que contribuam uma “perceção social positiva, solidária e inclusiva” do papel dos imigrantes no presente e no futuro da sociedade portuguesa.

Assista aqui à segunda edição do Wellow™ Insights – Migração em Portugal.

Os eventos Wellow™ Insights são promovidos pelo Wellow™ Group, no âmbito do seu Programa de Responsabilidade Social, tendo em vista o debate de temas relevantes para as empresas e a para a sociedade.

O Wellow™ Group é um grupo nacional que integra 12 empresas, 6 marcas comerciais 15 serviços e 5000 colaboradores, atuando nas áreas dos recursos humanos, outsourcing, energia & telecomunicações e mediação.