"
Saltar ligações
Wellow BannerBlog Migracao

Migração em Portugal

A nossa primeira liga.

Há factos em que quase ninguém repara. A primeira liga de futebol integra hoje 510 atletas registados, dos quais 285 estrangeiros de 55 nacionalidades. Por outras palavras: a mão-de-obra imigrante representa 60% da maior indústria desportiva nacional. São admirados, acarinhados e quando jogam bem à bola toda a gente lhes bate palmas.

Na sociedade portuguesa a percentagem de estrangeiros é de 5,2% da população nacional. São 630 mil trabalhadores que em 2021 contribuíram com 1.500 milhões de euros para a Segurança Social. São eles que satisfazem necessidades de mão-de-obra em setores como a agricultura, a hotelaria e a restauração. Muitos trabalham de sol a sol, mas poucos sentem o reconhecimento das comunidades onde são acolhidos.

Nos últimos tempos o tema da imigração tem ocupado, pelas piores razões, a primeira linha da agenda mediática. Das ruas da Mouraria às calçadas de Olhão vagueiam pessoas vulneráveis, por não falarem português, sem rede social e tantas vezes vítimas de exploração laboral. Fazem parte do país silencioso que apenas se fala quando o sofrimento não consegue ficar calado.

Num tema que divide opiniões é importante assumirmos princípios e valores que guiem as nossas práticas. No Grupo Wellow™ acreditamos num mercado de trabalho aberto a todos os talentos, independentemente da sua etnia, idade, género, nacionalidade, origem, orientação política, religiosa ou sexual, barreiras de expressão ou limites físicos. O nosso selo «We Say Hello To Everyone» dá bem a medida do compromisso que assumimos com esse propósito.

Tanto assim é que este ano vamos centrar o nosso programa de Responsabilidade Social no tema da imigração em Portugal. Desde logo com a promoção de um debate, que contará com a Alta Comissária para as Migrações, focado no contributo das empresas para uma perceção social positiva, solidária e inclusiva do papel dos imigrantes na sociedade portuguesa.

A agenda de iniciativas integra ainda a realização de uma feira de emprego, uma campanha de Celebração da Multiculturalidade, o estabelecimento de parcerias com associações nesta área e um forte direcionamento da nossa força de voluntariado para atividades que visem apoiar esta comunidade.

Na nossa primeira liga, no campeonato onde prestamos serviços de trabalho temporário, outsourcing ou recrutamento, alinhamos sempre com as pessoas mais capazes, seja qual for a sua origem territorial. O Grupo Wellow™ conta hoje com 2050 colaboradores estrangeiros de 48 nacionalidades diferentes. Entrar em campo com os melhores é a todos dar uma oportunidade de demonstrar as suas capacidades. Daremos sempre o nosso melhor se acreditarmos no melhor que temos para dar.

Por Rui Fiolhais | Administrador e Board Member no Wellow™ Group