"
Saltar ligações
Wellow Imagem CulturaOrganizacional

Pode a cultura organizacional afetar a inovação?

Nos últimos tempos tornou-se claro que a inovação é fundamental para o sucesso das empresas, principalmente na economia digital em que vivemos. No entanto, as condições ideais para a inovação nem sempre se conseguem verificar no meio corporativo. Um fator crítico é, sem dúvida, a cultura organizacional. Como pode a cultura organizacional afetar a inovação e o seu sucesso nas empresas, nos dias de hoje?

Sendo a cultura organizacional um conjunto de valores, crenças, comportamentos e normas que guiam o comportamento dos colaboradores e a forma como a empresa opera, fica claro que pode afetar a inovação de várias maneiras.

Se a cultura da empresa é resistente a mudanças ou não incentiva a experimentação, pode ser difícil para os colaboradores pensarem em novas ideias e implementá-las. Além disso, se a cultura da empresa não valoriza a colaboração ou a comunicação aberta, as equipas podem ter dificuldade em trabalhar juntas para desenvolver soluções inovadoras.

Por outro lado, uma cultura organizacional que valoriza a inovação pode ser mais que um espaço seguro para experimentar novas ideias. As organizações mais inovadoras são as que encorajam ativamente as suas pessoas a falhar – isto significa que têm carta branca para experimentar muito e aprenderem com cada ideia (tenha ela sucesso ou não). Estas organizações são as que que criam as condições ideais para a colaboração entre pessoas, para lá da função ou departamento, otimizando os processos e espaços de trabalho para que os seus trabalhadores possam ativamente procurar sinergias entre si e co-construírem projetos mais ricos em perspetivas e experiências. Essa cultura incentiva a criatividade e o pensamento disruptivo, além de apoiar a aprendizagem contínua e a melhoria constante.

Numa outra perspetiva versa sobre a importância da liderança na criação de uma cultura de inovação, de uma cultura organizacional que apoie a inovação. Os líderes devem estabelecer a visão e os valores da empresa e criar políticas que incentivem a experimentação e a aprendizagem contínua, criando espaços seguros e sendo permeáveis ao erro derivado da experimentação. Devem também promover a colaboração entre pessoas, equipas e departamentos, privilegiando a multidisciplinariedade e a comunicação, além de estarem dispostos a ouvir as ideias das pessoas e apoiar projetos inovadores.

Igualmente, a liderança deve estar disposta a investir em tecnologias e ferramentas que apoiem a inovação e a transformação digital. Isso pode incluir o uso de plataformas de colaboração online, ferramentas de análise de dados e outras tecnologias que possam ajudar a equipa a trabalhar de forma mais eficientemente e a desenvolver soluções inovadoras.

No Wellow™ Group reconhecemos que investir em inovação melhora a performance dos projetos, assim como a vida dos nossos colaboradores. Acreditamos que ao fornecer as ferramentas necessárias, estamos a capacitar as pessoas para serem mais eficientes e produtivas, o que se reflete diretamente na qualidade do trabalho que entregamos aos nossos clientes.

Além disso, a cultura de inovação que promovemos no Wellow™ Group também nos permite estar na vanguarda, oferecendo soluções únicas e criativas para os desafios enfrentados pelos nossos clientes. Estamos comprometidos em continuar a promover uma cultura de inovação, reconhecendo que isto é essencial para o nosso sucesso e crescimento contínuo.

Por Sónia Marques | Chief Technology Innovation Officer no Wellow™ Group