"
Saltar ligações
Sustentabilidade

Sustentabilidade

We say hello to sustentability.

Sustentabilidade é uma palavra que ouvimos frequentemente e que faz parte do nosso léxico comum, tornando-se até banal, o que por vezes a despromove da sua essência e significado. Tem ganho dimensão desde os anos 70 do século passado, sendo hoje um tema fulcral para a competitividade das empresas, nomeadamente no seu plano estratégico a médio e longo prazo.

A palavra sustentabilidade é sinónimo de um sistema que tem condições para se manter ou conservar. É um conceito que envolve a ideia de crescimento económico, satisfazendo as necessidades atuais enquanto paralelamente protege as gerações subsequentes, preservando os recursos naturais (sustentabilidade ambiental), minimizando os elevados níveis de desigualdades sociais (sustentabilidade social) e promovendo o lucro das empresas (sustentabilidade económica), garantindo a perpetuidade do sistema.

Na #Wellow™ Group a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da nossa dimensão estratégica e são várias as ações desenvolvidas pelos vários stakeholders, que permitem assegurar o cumprimento dos objetivos traçados.

No caso da Rent & Properties e mais concretamente na gestão do nosso parque automóvel, procuramos reduzir o impacto ambiental através de uma gestão cada vez mais eco-friendly, eficiente e sustentável, assente na otimização das viaturas, digitalização dos processos e eletrificação da frota automóvel.

A tecnologia é um enabler crítico e fundamental neste processo e um ótimo catalisador para acelerar os esforços da nossa operação. Os carros mais recentes, por exemplo, são cada vez mais eficientes no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes. Monitorizamos estes indicadores ao longo do ano de modo a podermos renovar a nossa frota automóvel de um modo orgânico, substituindo carros mais antigos e poluentes por carros novos.

Temos em curso um forte plano de digitalização, através da implementação de softwares de gestão adequados e novas metodologias de trabalho. O objetivo é maximizar a nossa eficiência, tornando os nossos processos cada vez mais digitais que permitirão, para além da redução de tempo de trabalho e minimização de erro humano, uma redução no consumo de papel.

Mas o ponto mais importante do nosso desenvolvimento sustentável e que implica uma mudança organizacional e cultural, é a introdução de viaturas elétricas e a criação de infraestruturas que permitam a utilização destas viaturas de um modo prático. A Rent & Properties conta atualmente com 50 VE´s na sua estrutura e está no processo de aquisição de mais 25, perfazendo um total de 20% de carros elétricos na sua frota.

Na nossa sede em Carnaxide já temos também postos de abastecimento elétricos e planeamos arrancar com a instalação de mais postos de abastecimento em outros locais do país, permitindo uma utilização cada vez mais fácil e massiva deste tipo de tecnologia.

No que concerne à minimização do impacto ambiental e em termos de mobilidade, iremos também criar condições para que as pessoas possam fazer o trajeto casa-trabalho através de veículos alternativos, como a bicicleta ou trotinete elétrica, fomentando o uso de outros meios de transporte, não só amigos do ambiente como saudáveis.

Estas são apenas algumas das medidas em curso na #Wellow™ Group, que visam consolidar as estratégias de negócio, aumentando o impacto sustentável da nossa organização, permitindo um futuro mais verde para as próximas gerações.

Sustentabilidade Wellow Group!

Por João Farinha | Chief Executive Officer Wellow™ Rent & Drive