"
Saltar ligações
Literacia e higiene digital

Literacia digital

O conceito de Literacia Digital surge no âmbito de garantir que os utilizadores das plataformas tecnológicas tenham conhecimentos suficientes sobre a forma como estas os expõem ao mundo. Para uma digitalização plena da sociedade moderna, é importante considerar que esta educação deve ser transversal para que possamos avançar de forma inclusiva e transparente.

Vivemos num mundo em que a agilidade da informação se tornou um problema. O acesso ao conteúdo é tão imediato que rapidamente o que era verdade ontem, deixa de o ser hoje. À medida que este comboio acelera por entre o nosso quotidiano surgem novas formas de trabalhar ou conviver, muitas das vezes com possibilidade de escolha (exemplo disso é o debate semirreligioso entre o Teams e o Zoom durante a Pandemia). Existem ainda avanços tão disruptivos, como a Blockchain ou o Metaverso, que a generalidade não consegue absorver, mas que prometem ser adventos de “não sabemos bem o quê”.
Surge então a necessidade de complementar a educação de balcão durante o cimbalino matinal com conteúdos concretos e ajustados à demografia. É tão importante que as camadas mais seniores tenham confiança e destreza para interagir com os meios tecnológicos como é fundamental que os mais jovens compreendam que a presença digital precisa de ser responsável. É necessário também que o acesso a esta informação não seja condicionado por fatores económicos, pois as empresas que colocam produtos premium no mercado são também responsáveis por atender às massas.

A única certeza que temos é a de que as coisas mudaram, estão a mudar e mudarão. Podemos não saber exatamente para o quê, mas da mesma forma que fomos honrosamente nomeados Agentes de Saúde Pública, temos o dever oficioso de ser agentes de Inclusão, Facilitadores de Mudança e Embaixadores da Literacia Digital. 

Por Nuno Francisco | Developer Wellow™